Informação relacionada com a Lei de Dados da UE
BAXI é uma empresa fabricante. Produzimos produtos inteligentes e oferecemos serviços inteligentes para proporcionar aos nossos clientes um clima interior confortável.
De acordo com a legislação em vigor sobre proteção de dados pessoais, a BAXI cumpre com o Regulamento (UE) 2016 / 679 de 27 de abril de 2016 para o tratamento de dados pessoais sob a sua responsabilidade, e com os princípios descritos no artigo 5º deste Regulamento. Os dados pessoais são tratados legalmente, de forma correta e
transparente para o titular, sendo o tratamento adequado, pertinente e limitado à finalidade para a qual foram recolhidos.
A BAXI desenvolve as iniciativas no âmbito do seu programa de proteção de dados, para garantir a implementação das medidas técnicas e organizativas que correspondem às exigências do RGPD, a fim de proteger os direitos e liberdades dos Titulares. Para este efeito, a Baxi comunica, aos Titulares, as informações relevantes e necessárias.
BAXI é uma empresa fabricante. Produzimos produtos inteligentes e oferecemos serviços inteligentes para proporcionar aos nossos clientes um clima interior confortável.
De acordo com a Lei de Dados (Regulamento (UE) 2023/2854), atuamos como titular dos dados gerados pelos produtos conectados que fabricamos e vendemos.
Para cumprir o artigo 3.2 da Lei de Dados, fornecemos as seguintes informações. Esta informação é especialmente relevante para os clientes que estão a considerar comprar, alugar ou arrendar um dos nossos produtos conectados, ou para aqueles que já são utilizadores.
Os nossos dados de contacto como fabricante e como titular dos dados
Para todas as solicitações relacionadas com a Lei de Dados e a informação desta página, pode enviar-nos um e-mail para: dpo@bdrthermea.es
Também pode contactar-nos por correio postal para a seguinte morada:
Baxi – Sistemas de Aquecimento, Unipessoal, Lda
Apartado 52287, 1721-501 Lisboa
Os nossos produtos conectados
Todos os nossos produtos e soluções de conforto que podem ser conectados e partilhar dados de produtos com outros sistemas ou com a nuvem são produtos conectados. Isso inclui caldeiras, bombas de calor, ares-condicionados, sistemas de manuseamento de ar e ventilação, e controladores de sistema.
Dados gerados e recolhidos
- Os tipos de dados de produtos que os nossos produtos conectados geram e recolhem são:
- Dados de sensores (ex: temperaturas, pressão da água, etc.)
- Dados de configuração (pontos de ajuste, horários, modos de operação, etc.)
- Dados de uso (ex: contadores de consumo de energia, horas do queimador, etc.)
- Dados de erros e estado (ex: erros ou estados ativos e históricos)
- Identificadores (ex: números de série dos dispositivos)
Os dados dos sensores são atualizados quase em tempo real; outros dados apenas são atualizados quando ocorre uma alteração. Além dos dados de erros, para os quais um registo é armazenado localmente, apenas os últimos valores reais são guardados no dispositivo. A quantidade total de dados do produto disponíveis localmente depende do produto e da configuração do sistema, e normalmente não excederá 1 MB. Todos os dados locais do produto estão em formato binário.
Os dados locais dos produtos são acessíveis, quando relevante, através da interface HMI (Interface Homem-Máquina), ou de acessórios como termostatos ou ferramentas de instalação e manutenção. Os valores armazenados localmente não podem ser apagados ou eliminados do produto, pois são essenciais para o seu funcionamento. Os dados de configuração (ajustes) podem ser ajustados no dispositivo, por exemplo, através da HMI, ou de acessórios como termostatos ou ferramentas de instalação e manutenção, ou, se se tiver registado para isso, através de serviços relacionados (como a aplicação para o utilizador final ou um portal na nuvem para profissionais). Por razões de segurança, alguns ajustes apenas podem ser modificados por profissionais (certificados).
Os dados do produto podem ser armazenados na nuvem apenas com a sua aprovação explícita e em combinação com um serviço relacionado (ver abaixo).
Os nossos serviços relacionados
Os serviços relacionados que oferecemos aos utilizadores finais são os que são disponibilizados nas nossas aplicações para o utilizador final e, apenas com a permissão do utilizador, os serviços para profissionais, como os serviços de manutenção remota através do nosso portal na nuvem. Estes profissionais atuam como destinatários dos dados de acordo com a Lei de Dados. Se trabalharmos com parceiros para oferecer estes serviços, esses parceiros também são considerados titulares dos dados.
Dados do produto recolhidos e armazenados como parte dos serviços relacionados
Os tipos de dados de produtos que podem ser recolhidos e armazenados na nossa plataforma na nuvem são os mesmos que os mencionados na secção anterior "Os Nossos Produtos Conectados". Dependendo do produto, do serviço exato e do cenário de uso, a quantidade de dados recolhidos e a frequência da recolha podem variar.
- Todos os dados de produtos relevantes para o serviço relacionado são geralmente recolhidos a cada hora.
- Os dados dos sensores e os dados de configuração também são recolhidos quando o seu valor muda.
- Os dados de erros são recolhidos por evento e os identificadores apenas são atualizados quando uma conexão é (re)estabelecida.
- Os dados são recolhidos em formato JSON, mas podem ser disponibilizados noutros formatos (ver abaixo em "Acesso aos Dados"). A quantidade total de dados pode chegar até 200 MB por dia.
- A recolha de dados apenas começará quando um serviço relacionado for iniciado. Quando o serviço terminar, a recolha de dados associada será interrompida. Enquanto um serviço relacionado estiver ativo, os dados do produto são recolhidos e armazenados na nuvem.
- Utilizamos os dados de produtos que são recolhidos como parte dos serviços relacionados para fins de qualidade e investigação e desenvolvimento. Para mais informações sobre como lidamos com os seus dados pessoais, consulte a nossa Política de Privacidade: https://www.baxi.pt/politica-de-privacidade
- Os dados recolhidos são armazenados até que solicite a sua eliminação. Para eliminar todos os dados de produtos, pode enviar um pedido por e-mail para: dpo@bdrthermea.es. Apenas podemos eliminar os dados se não houver outros utilizadores a usar um serviço relacionado no produto durante o mesmo período de tempo.
Acesso aos dados do produto
- Como utilizador dos nossos produtos conectados ou serviços relacionados, pode aceder aos dados do produto das seguintes maneiras:
Através da sua própria aplicação de utilizador final. Os dados são um conjunto selecionado de dados de produtos relevantes para si. Estes dados são disponibilizados de forma estruturada e incluem o histórico quando relevante, num contexto e formato compreensíveis. - Está a ser desenvolvido um painel de controlo pessoal para ter uma visão mais ampla dos dados do produto, incluindo dados relacionados com serviços de manutenção remota e a capacidade de descarregar os seus dados num formato legível por máquina. Isto será implementado antes de 12 de setembro de 2026, de acordo com a Lei de Dados.
- Pode ser enviado um pedido para a morada de contacto (dpo@bdrthermea.es) do titular dos dados para receber um descarregamento de dados em formato .CSV para os dados do produto aplicáveis que estão armazenados.
Design para a Acessibilidade
De acordo com a Lei de Dados da UE, todos os produtos conectados e serviços relacionados que forem comercializados no mercado da UE a partir de 12 de setembro de 2026 serão projetados para garantir que os utilizadores possam aceder de forma direta e segura aos dados do produto. Os dados serão fornecidos num formato estruturado, de uso comum e legível por máquina para permitir a interoperabilidade e a portabilidade.
Partilha de dados do produto
Como utilizador de um serviço relacionado num dos nossos produtos conectados, pode solicitar que os dados do produto sejam partilhados com um terceiro designado:
• Pode enviar o seu pedido para receber um descarregamento de dados em formato .CSV para dpo@bdrthermea.es e pode partilhá-lo com um terceiro sob a sua própria responsabilidade.
• Está a ser desenvolvido um programa de API. Quando estiver disponível, um terceiro deverá subscrever o nosso programa de API. A partir desse momento, poderá dar a este terceiro acesso aos dados do seu produto na API usando a sua conta de utilizador. Também será possível retirar o acesso a qualquer momento. Isto será implementado antes de 12 de setembro de 2026.
• Na situação em que oferecermos manutenção remota como um serviço relacionado com um produto conectado, partilharemos os dados de produtos relevantes para este serviço com o profissional externo designado. A troca de dados neste contexto apenas será iniciada e interrompida a pedido explícito do utilizador.
Como titular de dados sob a Lei de Dados da UE, não partilharemos dados de produtos com nenhum terceiro além da sua solicitação.
Segredos comerciais
Os dados acessíveis a partir do produto conectado ou gerados durante a provisão de um serviço relacionado poderão conter segredos comerciais. Nesse caso, a empresa BDR relevante é considerada a titular do segredo comercial.
Queixas
Tem o direito de apresentar uma queixa alegando uma violação das disposições do capítulo dois da Lei de Dados perante a autoridade competente (de acordo com o artigo 37 da Lei de Dados) no seu país.
Atualizado em setembro de 2025