Jordi Mestres, até agora CEO da BAXI em Espanha e Portugal, nomeado Diretor Executivo do Grupo BDR Thermea em França

  • Após 11 anos à frente da BAXI, Jordi Mestres torna-se líder dos negócios do grupo em França, cuja marca mais reconhecida é a De Dietrich
  • A BAXI concluiu com sucesso o seu plano estratégico na Península Ibérica em 2022, após a recente integração da Hitecsa-Adisa, e alcançou um volume de negócios de cerca de 220 milhões
  • Joan Blanch, atual CFO da empresa, será o novo Diretor Executivo da BAXI para Espanha e Portugal, a partir de 1 de abril

 

Jordi Mestres, até agora CEO da BAXI em Espanha e Portugal, tornar-se-á, a partir de 1 de abril, o novo Diretor Executivo do Grupo BDR Thermea em França com o principal objetivo de impulsionar o seu crescimento. A multinacional, que no mercado francês opera principalmente sob a marca De Dietrich, tem um volume de negócios de cerca de 500 milhões de euros, uma força de trabalho de mais de 1.400 funcionários em França, dois centros de produção (Mertzwiller e La Chartre-sur-le-Loir), um grande centro logístico em Villers Cotterêts, escritórios em Paris e nove centros de formação próprios em todo o país. Joan Blanch, atual Diretor Financeiro, será o novo Diretor Executivo da BAXI para Espanha e Portugal, a partir de 1 de abril.

 

Barcelona, 24 de março de 2023.- Jordi Mestres tem mais de 20 anos de experiência em cargos de liderança no setor de climatização. Numa primeira fase na Roca e desde 2011 como CEO da BAXI em Espanha e Portugal.

 

As suas ações com maior destaque incluem a integração da divisão de Aquecimento da ROCA na BAXI, enfrentando a mudança de marca, a reconversão industrial da própria empresa - incluindo o estabelecimento em Espanha de uma fábrica de painéis solares e, recentemente, um centro de produção de I&D e aerotérmica - e o estabelecimento de novas estratégias de negócio, como a introdução do ar condicionado no portefólio de produtos e o reforço do negócio de serviços.

 

Quando da sua nomeação como CEO, em 2011, a empresa tinha 338 colaboradores, um volume de negócios de 128 milhões de euros e a marca BAXI era praticamente desconhecida no mercado. Em 2022, a BAXI lidera o mercado de climatização em Espanha e Portugal, conta com 1.200 colaboradores (incluindo o serviço técnico da marca), movimenta um volume de negócios próximo dos 220 milhões de euros e, como marca, a BAXI multiplicou por quatro a sua notoriedade, especialmente reforçada com os seus patrocínios desportivos.

 

2021 foi um ano crucial para completar o plano estratégico da empresa com a aquisição da empresa de ar condicionado Hitecsa. A BAXI está agora em condições de oferecer ao mercado uma vasta gama de soluções de climatização para qualquer tipo de edifícios, com especial enfoque na energia aerotérmica, uma tecnologia chave para a descarbonização de edifícios na Europa de acordo com os objetivos definidos pela UE.

 

Além disso, em Vilafranca del Penedés (Barcelona) será inaugurado em breve um centro de investigação e desenvolvimento aerotérmico de referência no sul da Europa, o que aumentará a capacidade de produção do grupo, com um investimento global de 13 milhões de euros. Será a referência do Grupo BDR Thermea para bombas de calor, que vem somar-se ao centro produtivo já existem para painéis solares com a fábrica de Castellbisbal.

 

"Encerro esta etapa com a tranquilidade de saber que o projeto está consolidado e está nas melhores mãos para lhe dar continuidade. Este sucesso foi possível graças ao empenho de todos aqueles que fizeram parte desta visão nos últimos anos", afirma Jordi Mestres a título de balanço.

 

Joan Blanch, novo CEO da BAXI a partir de 1 de abril, substituindo Jordi Mestres, refere: "Quero agradecer ao Jordi pela gestão da empresa na última década, e assumo com grande entusiasmo o desafio de dar continuidade ao projeto".

 

Desafio francês

A BDR Thermea é um dos líderes do mercado de aquecimento em França, especialmente devido à forte presença de uma marca histórica como a De Dietrich – uma empresa fundada em 1684 na Alsácia.

 

A empresa conta com mais de 1.400 colaboradores e um volume de negócios de cerca de 500 milhões de euros. Entre seus ativos tem um dos maiores centros de produção do grupo localizado em Metzwiller, uma fábrica de radiadores no centro do país em La Chartre-sur-le-Loir, um grande centro logístico em Villers Cotterêts, escritórios em Paris, além de 9 centros de treinamento próprios distribuídos por todo o país.

 

Jordi Mestres terá de desenvolver o Plano Estratégico do grupo em França, com o objetivo de transformar a empresa num fornecedor global de soluções de climatização que permitam a descarbonização de edifícios.