BAXI vai aumentar a capacidade de produção de Bombas de Calor para satisfazer a crescente procura de mercado, numa estratégia de crescimento de BDR Thermea Group

  • O aumento de produção será realizado ampliando a produção de bombas de calor aerotérmicas em Espanha e França e investindo em novas linhas de produção nos Países Baixos e em Itália

     

Lisboa, 17 de outubro de 2022 – BAXI está a aumentar a sua produção de Bombas de Calor aerotérmicas para satisfazer a crescente procura dos clientes por estas soluções de climatização sustentável e energeticamente eficientes. O aumento do preço do gás e aliado à preocupação pela segurança energética aceleraram a procura europeia por bombas de calor e soluções híbridas.

 

Neste sentido, a BAXI decidiu abrir novas linhas de produção de bombas de calor nos seus centros de fabricação de Apeldoorn (Países Baixos) e Bassano del Grappa (Itália). A partir de julho de 2023, os referidos centros de produção começam a fabricar bombas de calor além das caldeiras de gás.

 

A BDR Thermea, em paralelo, também aumenta a sua capacidade em 50% nos seus centros de produção de bombas de calor existentes em Mertzwiller (França) e no que atualmente se encontra em fase final de construção em Vilafranca del Penedès (Espanha), enquanto aumenta a produção de acumuladores de água quente sanitária -um componente vital dos sistemas de bombas de calor- nos centros produtivos de Mertzwiller e Estambul (Turquia).

 

Este conjunto de operações fazem parte de um objetivo global do Grupo BDR Thermea ao que a BAXI pertence: aumentar a sua produção anual de bombas de calor até 800.000 unidades em 2026.

 

Peter Snel, diretor de tecnologia da BDR Thermea Group, afirma: "As bombas de calor e as soluções híbridas jogam um papel fundamental na transição energética: são muito eficientes e oferecem a oportunidade de descarbonizar o aquecimento no ponto de consumo. A atual subida dos preços do gás e a preocupação na segurança do abastecimento energético fazem crescer a procura a níveis sem precedentes. Nos últimos anos, investimos na ampliação da nossa gama de bombas de calor e na formação de profissionais para a instalação destas soluções. Agora chegou o momento de aumentar a escala para seguir o ritmo da procura. E como a procura se mantém em crescendo, já estamos a prever uma maior expansão".

 

Nas palavras de Jordi Mestres, CEO de BAXI em Espanha e Portugal “é um orgulho poder fazer parte deste ambicioso projeto industrial europeu. Desde Espanha, no nosso novo centro de desenvolvimento e produção de aerotermia em Vilafranca del Penedés, participamos ativamente com o fabrico de equipamentos e soluções para este crescente mercado, tanto para satisfazer a procura interna em Espanha e Portugal como no conjunto da União Europeia”.

 

BAXI aposta na transição energética renovando constantemente a sua gama de produtos e soluções inovadoras para a descarbonização dos edifícios, através do seu amplo catálogo de produtos, desde caldeiras de alta eficiência até à tecnologia de bombas de calor e serviços conectados. Em 2021, ampliou a sua gama de produtos para introduzir 24 novas soluções de bombas de calor. Adicionalmente, realiza com muito êxito testes em caldeiras 100% de hidrogénio para uso residencial desde 2019, e no passado mês de setembro anunciou que a primeira caldeira de hidrogénio puro para aplicações comerciais está pronta para realizar as primeiras provas reais.