A BAXI adquire a Hitecsa para se posicionar na vanguarda do crescente mercado de energia aerotérmica

 

  • A operação torna a empresa um fornecedor global de sistemas de climatização para qualquer tipo de edifício

     

  • A empresa, liderada por Jordi Mestres em Espanha e Portugal, irá investir e ampliar os recursos na área de investigação e desenvolvimento (I+D)

 

BAXI - hitecsa

 

A Baxi, líder em sistemas de climatização residencial em Espanha e Portugal pertencente ao Grupo BDR Thermea, adquire 100% da HIPLUS, empresa dedicada à conceção, fabrico e fornecimento de sistemas de climatização para grandes instalações. Sob a marca Hitecsa, é um ator importante no arrefecimento por energia aerotérmica e no ar condicionado para aplicações comerciais e industriais, como hotéis, aeroportos, hospitais e lojas, entre outros. A HIPLUS é também conhecida pela sua marca Adisa, especializada em caldeiras de alta eficiência e soluções de aquecimento. A conclusão da aquisição pelo fundo espanhol de investimento em participações em empresas de capitais fechados, Phi Indusrial, está sujeita à autorização das Autoridades Reguladoras da Concorrência. A BAXI irá investir e ampliar os recursos na área de I+D, que pretende impulsionar significativamente, com o objetivo de se posicionar na vanguarda do crescente mercado de energia aerotérmica na Europa.

 

Segundo Jordi Mestres, CEO da Baxi em Espanha e Portugal, “com a aquisição da Hitecsa, vamos estabelecer em Espanha um centro de desenvolvimento e produção de energia aerotérmica, uma tecnologia chave para a descarbonização de edifícios na Europa, de acordo com os objetivos estabelecidos pela UE. Temos orgulho em poder realizar este projeto industrial, cuja importância é comparável ao que significa para o setor automóvel a implantação de uma fábrica de automóveis elétricos”.

 

BAXI - HITECSA - Rueda de prensa

 

A energia aerotérmica é uma tecnologia limpa e altamente eficiente que capta a energia térmica encontrada no ar ambiente que envolve o edifício e a transforma em aquecimento, arrefecimento ou água quente sanitária. Isto é feito através do sistema de bomba de calor aerotérmica.

 

Impulsionada pela transição energética e pela necessidade de descarbonização dos edifícios em Espanha, a eletrificação por energia aerotérmica para fins de aquecimento e arrefecimento aumentou cerca de 45 % nos últimos cinco anos.

 

A combinação das duas empresas e o investimento previsto permitirá oferecer soluções de energia aerotérmica desde ambientes residenciais até grandes superfícies comerciais.

 

Sobre a Hitecsa

Fundada nos anos 80, a Hitecsa é conhecida por oferecer soluções completas de climatização que abrangem logística, fabrico e amplo apoio pré-venda. Tem a sua sede em Vilanova i la Geltrú e centros de desenvolvimento e produção em Vilanova i la Geltrú e Vilafranca del Penedés (Barcelona). Antes da pandemia, em 2019, a Hitecsa e a Adisa registaram em conjunto um volume de negócios de 26 milhões de euros.

 

Segundo Jordi Mestres, “a integração da Hitecsa completa a nossa carteira de serviços em Espanha e Portugal. Poderemos oferecer aos nossos clientes uma gama completa de sistemas de climatização para qualquer tipo de edifício. A Hitecsa continuará focada no mercado espanhol de grandes instalações de climatização e ajudar-nos-á a expandir a nossa atividade de aerotermia residencial”.

 

Phi Industrial

A Phi Industrial, fundo de investimento espanhol de longa trajetória e reconhecido prestígio, adquiriu a empresa em 2012 quando, com 109 colaboradores, se encontrava numa situação financeira e de gestão difícil. Após nove anos de intenso trabalho operacional, comercial, de desenvolvimento de produtos e inovação, a empresa, atualmente com um total de 165 colaboradores, consolidou dois centros de produção do mais alto nível industrial; diversificou a sua gama de produtos e internacionalizou as suas atividades.

 

Segundo Alexander Wit e Jordi Bricio, proprietários da Phi Industrial, “Estamos particularmente orgulhosos de ter participado, juntamente com a equipa de gestão, na recuperação, consolidação e liderança de uma empresa como a Hitecsa, e é para nós um bom exemplo da forma como a Phi funciona. Deixamos a empresa nas boas mãos de uma sociedade especialista no setor e que projeta um futuro extraordinário para a Hitecsa, fechando assim o círculo de criação de valor que esperávamos”.