BAXI APRESENTA A COLEÇÃO DE ROUPA INTELIGENTE QUE CONECTA COM OS SISTEMAS DE CLIMATIZAÇÃO DO LAR

Martina Klein foi a modelo que se provou em exclusivo a peça desenhada por Modesto Lomba, capaz de medir a temperatura corporal e conseguir a ultra personalização do conforto no lar

Madrid, 14 de setembro - BAXI a empresa líder em sistemas de climatização, fiel ao seu compromisso de conseguir o maior conforto no lar, desenvolveu o BAXI Project (www.baxiproject.com), a primeira coleção de roupa inteligente que permitirá conectar as pessoas com os dispositivos do lar para alcançar uma climatização perfeita e ultra personalizada. Se o nosso lar é o local onde nos sentimos mais ligados, agora essa ligação será ainda mais especial.

A modelo Martina Klein e o desenhador Modesto Lomba foram os anfitriões da apresentação deste projeto revolucionário que une climatização, tecnologia e moda, e com o que a empresa pretende atualizar o conceito de comodidade das pessoas no seu lar. Depois de um período de investigação e apostando pela sua estratégia de I+D, BAXI conseguiu desenvolver, junto com a colaboração da universidade La Salle Campus Barcelona-URL, a primeira peça de roupa capaz de medir a temperatura corporal de quem a estiver a usar e enviar toda essa informação, captada através de uma aplicação móvel, aos dispositivos instalados que regulam a temperatura de nossa casa.

Uma peça de vestuário única e inovadora 
Durante a demostração técnica que teve lugar na presentação, Jordi Mestres, director geral da BAXI para Espanha e Portugal, destacou o que supôs este projeto para a BAXI e como, desde a conectividade no lar, se passou a desenvolver tecidos inteligentes capazes de controlar a temperatura corporal para melhorar o dia a dia das pessoas e conseguir uma climatização perfeita. “BAXI Project é sem dúvida um dos projetos mais ambiciosos e inovadores da empresa com o que queremos mudar o presente do conforto e oferecer às pessoas as melhores soluções em climatização. No futuro, o que hoje estamos a apresentar como um protótipo, poderá adquirir-se em qualquer loja de roupa e implantar- se nos lares de forma massiva.”

Por seu lado, Modesto Lomba, desenhador da coleção BAXI Project, explicou o que significou para ele criar uma peça com estas características, destacando que “foi um grande desafio, mas ao mesmo tempo, uma grande satisfação pessoal porque desenvolvemos um da comodidade das pessoas”. Trata-se da primeira vez que o desenhador incorpora este conceito nas suas criações, que farão parte da coleção que apresentará na próxima Mercedes-Benz Fashion Week Madrid.

A modelo Martina Klein foi a escolhida para apadrinhar esta peça única e partilhou o entusiasmo de fazer parte deste projeto tão inovador. Para ela, garantir o conforto dos seus é muito importante, e é por isso que “lhe fascinam criações deste tipo que num futuro permitirão desfrutar da comodidade que oferece a nossa casa em toda a plenitude”.

Tecnologia de ponta para medir a temperatura corporal
A equipa de I+D da BAXI trabalhou  conjuntamente com La Salle Campus Barcelona-URL para analisar e determinar o desenvolvimento tecnológico ótimo para conseguir o objetivo determinado.

O resultado foi uma peça de roupa que tem incorporada uma série de sensores repartidos em quatro pontos que medirão a temperatura corporal. Os sensores estão distribuídos entre as mangas, onde os sensores recolhem a temperatura periférica, e outros dois, na axila, que recolhem a temperatura central do corpo. Um destes sensores medirá ainda a humidade, parâmetro determinante para conhecer a sensação térmica. Através de um controlador central, recolhem-se os dados que se sincronizam para enviar à Cloud.

Todos estes dados captados pela peça e que se transmitem à Cloud, são processados relativamente à temperatura central e à periférica para obter conclusões do conforto da pessoa em cada momento que se realiza a medida e são enviados a uma aplicação Android. Estes dados mostram-se em formato de gráficos dinâmicos que se vão atualizando com o tempo e os novos dados.  

Esta aplicação tecnológica serve para monitorizar a temperatura de cada membro da família, o seu estado de conforto e inclusivamente, receber notificações em casos concretos; como febre, hipotermia ou outros avisos relacionados com a saúde.

Com os dados obtidos, seria possível transmitir toda a informação ao equipamento que regula a climatização do lar (termóstato ou aplicação de ar condicionado) para adequar a temperatura em cada momento.

Acerca da BAXI 
BAXI, empresa líder e de referência em soluções de climatização, é uma empresa integrada no grupo BDR Thermea. Em Espanha e Portugal BAXI conta com 1.150 colaboradores e com um volume de negócios de 175 milhões de euros, incluindo toda a rede de Serviço Técnico Oficial vinculada à marca. Dispõe de uma unidade de produção de energia solar em Castellbisbal (Barcelona), sedes corporativas em Madrid, Barcelona e Lisboa, instalações logísticas em La Pobla de Claramunt (Barcelona) e quatro centros de formação em Alcalá de Henares (Madrid), Gavà (Barcelona), Oviedo e Leiria (Portugal).

No ano de 2005, BAXI adquiriu a divisão de aquecimento da Roca, companhia pioneira na introdução do aquecimento em Espanha em 1917, convertendo-se assim na empresa de referência do setor na Península Ibérica.

A empresa caracteriza-se atualmente pela sua inovação e aposta na eficiência e nas energias renováveis, sendo o maior exportador de painéis solares térmicos de Espanha. BAXI oferece soluções avançadas de climatização, tanto para aplicações residenciais como instalações terciárias, que garantem a máxima eficiência energética e conforto térmico: caldeiras de condensação, painéis solares térmicos, bombas de calor, biomassa, radiadores, e equipamentos de ar condicionado, entre outros produtos.